Inspiração Yoga

Aos 87 anos idosa muda de vida ao praticar yoga

Yoga transforma vida de idosa nos Estados Unidos
Escrito com carinho por Yoga Sampa

Nunca é tarde para começar a praticar yoga e mudar de vida. Essa é a grande lição do relato de Anna Pesce, uma velhinha norte-americana que, após ser apresentada ao yoga e praticar regularmente, teve o corpo, a mente e a rotina completamente transformados.

Tudo começou quando Anna Pesce foi visitar seus filhos em novembro de 2014, a senhora que até então tinha 85 anos, quase teve um colapso ao tentar subir as escadas da casa. “Eu tinha essa dor horrível nas minhas costas. Eu tive que ser levada até as escadas e colocada numa cadeira de rodas pelo resto da minha estadia”, disse em entrevista ao jornal NY Post.

A idosa tinha uma corcunda e diversos problemas de saúde como hérnia, escoliose e osteoporose. Ela tentou solucioná-los com diferentes tipos de tratamentos, mas nenhum deles funcionou.

Eu tentei de tudo: acupuntura, fisioterapia e sessões de quiropraxia. Você se sente bem temporariamente, mas a dor vem novamente logo depois.”

Três meses depois de ‘travar’ durante a visita aos filhos, Anna começou a trabalhar com a professora de yoga Rachel Jesien , 28, que também sofre de escoliose – uma curvatura na coluna vertebral que se desenvolve normalmente durante a puberdade – e é especializada em tratamentos de recuperação. A neta de Anna também é professora de yoga e se incumbiu de apresentá-la à especialista.

Idosa pratica yoga com professora

Jesien passou a visitar Anna em sua casa uma vez por semana, ensinando posturas restauradoras e alongamentos. Com as aulas semanais, as melhoras foram gradualmente aparecendo. No primeiro mês, ela voltou a andar; no segundo, sabia como lidar com suas dores habituais; no quarto, já ficava de cabeça para baixo com os pés apoiados na parede.

Anna era tímida no começo, porque qualquer movimento lhe causava dor”, diz Jesien.

Yoga muda vida de idosa

“Eu me sinto maravilhosa, porque agora eu posso dirigir e fazer as coisas que eu não era capaz de fazer antes”

Os treinos deixaram Anna mais forte, mudando completamente sua vida. Além de melhorar a postura, ela pode voltar a realizar atividades que suas dores não permitiam como, por exemplo, dirigir.

Jesien defende que o yoga pode ser muito benéfico para os idosos quando é feito com a devida orientação de um especialista e todos os cuidados necessários. A prática pode reforçar a densidade óssea e os músculos, além de aliviar a dor nas costas causada por osteoporose, osteoartrite e outras condições que afetam os idosos.

Moral da história: nunca é tarde demais para mudar de vida, o yoga é para todos. Foi o que provou o relato de vida de Anna Pesce, de 87 anos, quando transformou seu estilo de vida por causa do yoga.


Galeria de fotos:

Deixe um comentário ;)

WE LOVE YOGA