Inspiração Meditação

Escolas do Espírito Santo levam a meditação para as salas de aula

Meditação nas escolas chega ao Brasil
Escrito com carinho por Yoga Sampa

A prática regular da meditação tem vários efeitos benéficos sobre o desenvolvimento emocional, mental e intelectual dos nossos filhos, a meditação ajuda as crianças a se aproximarem de si mesmos, dormir melhor e desenvolver melhores interações sociais. No pior dos casos, a meditação dá aos pequenos um descanso saudável para que eles possam funcionar de forma mais eficaz e com maior clareza.

 LEIA TAMBÉM: 5 razões para incluir meditação no currículo das escolas

Através da meditação, as crianças podem descobrir que há muito mais potencial em sua vida, que as tensões cotidianas são tão insignificantes quanto os problemas de curto prazo, e que eles podem ser felizes, livres e bem sucedidos para cultivar seus sonhos. O melhor que podemos fazer para apoiá-los é incentivá-los a praticar a meditação e acessar no seu próprio tempo o potencial inexplorado do autoconhecimento.

Escola adota meditação para crianças no Espírito Santo

Foto CC Wari Om Yoga

Parece que essas vantagens todas da meditação para crianças não são mais um segredo e isso é ótimo! Cada vez mais os pais estão levando seus filhos às aulas de yoga ou brincando de yoga e meditação em casa mesmo. Esse é um relato comum e de certa forma até frequente nas escolas e eventos de yoga. Mas sabendo dos ótimos resultados que o yoga traz a vida de quem pratica,  os adultos tem agido com grande sucesso na missão de levar as práticas dos ásanas e da meditação a toda família .

Além disso, um dos grandes trunfos na rota de disseminação do yoga e da meditação é sem dúvidas o crescente número de escolas que está incorporando o yoga e a meditação em seu currículo básico,  levando as práticas de meditativas aos pequenos em uma idade muito propícia e favorável.

 LEIA TAMBÉM: Alunos melhoram notas com prática de yoga

Mãe e filha praticam yoga em casa

Essa semana o portal Hypeness publicou uma manchete super empolgante: Escolas do Espírito Santo levam meditação e inteligência emocional às salas de aula. A seguir, compartilhamos na íntegra o conteúdo da matéria.

À medida que crescemos, percebemos quanta coisa a vida nos cobra sem termos aprendido na escola. No dia a dia, raízes quadradas, celomas e mol dificilmente aparecem, mas desafios envolvendo inteligência emocional acontecem o tempo todo. Por que, então, isso não é ensinado às crianças?

No Espírito Santo, um programa chamado MindEduca quer levar para as salas de aula o conhecimento científico que engloba o desenvolvimento humano, com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento pessoal. Nesse pacote estão inclusos a melhora da atenção e da aprendizagem, a diminuição do stress e a conscientização de qualidades como a amorosidade e o desapego.

Essa formação abordará a relação da pessoa consigo mesma, com suas ações no mundo e com a vida. Tem, ainda, o propósito de estimular a transformação pessoal de educadores em torno dos seguintes aspectos: emoções, atenção, convivência e processo decisório. Proporcionando, assim, a mudança de comportamento em seus contextos de vida“, afirmou Regina Migliori, consultora em Cultura de Paz da Unesco que está colaborando com o projeto.

Após o sucesso de um piloto realizado em suas escolas do município de Serra, em 2014, o projeto será implementado aos poucos nas escolas das redes estadual e municipais do Espírito Santo, começando por uma etapa 100% dedicada aos educadores.

Deixe um comentário ;)

WE LOVE YOGA