Notícias

BKS Iyengar, mestre de Yoga, é homenageado pelo Google em seu 97° aniversário

BKS Iyengar ganha Doodle do Google
Escrito com carinho por Yoga Sampa

BKS Iyengar, fundador do Iyengar Yoga (ou, Ioga, em português) e um dos responsáveis pela difusão da ioga no Ocidente, é celebrado com um Doodle Google nesta segunda-feira (14). O indiano completaria 97 anos (1918-2014), se estivesse vivo. O método ensinado pelo mestre prega que qualquer um pode praticar. Para isso, BKS Iyengar utiliza instrumentos, como blocos e cintos, que ajudam o aluno a atingir as posturas, chamadas de ásanas, durante a meditação.

O método ensinado pelo mestre prega que qualquer um pode praticar

Nascido na Índia em 1918, BKS Iyengar já publicou diversos livros como “The Path to Holistic Health” (ou “O caminho para a saúde holística”, em português) e “Light on Yoga” (Luz no ioga) e inspirou muitos praticantes do exercício com suas frases e citações. O Doodle que substituiu a logo do buscador, mostra BKS Iyengar praticando posturas tradicionais de yoga em três versões que variam quando o usuário atualiza o buscador. O corpo do indiano, em movimento, substitui as letras “O” e “L” de Google.

Vida e morte de BKS Iyengar

BKS Iyengar, nome pelo qual ficou conhecido Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, é o 11º de 13 filhos, e sofreu de diversos problemas de saúde durante a infância, como malária, tuberculose e febre tifoide. Com o objetivo de melhorar sua saúde, foi introduzido ao ioga por seu guru Tirumalai Krishnamacharya, conhecido como o “pai do ioga moderno”, aos 16 anos. Aos 18 anos, foi enviado para a cidade de Pune, no sul da Índia, para transmitir seus ensinamentos sobre ioga e meditação.

Doodle do Google celebra o aniversário de B.K.S Iyengar (Foto: Divulgação/Google)

BKS Iyengar ganha Google do Doodle; Mestre de Yoga substitui uma das letras do logo (Foto: Divulgação/Google)

O mestre ensinou yoga para várias personalidades como o escritor Jiddu Krishnamurti, a atriz Annette Bening, o jogador de críquete Sachin Tendulkar e até mesmo a Rainha Elizabeth da Bélgica, quando ela tinha 80 anos de idade. Ainda, conquistou seguidores famosos em todo o mundo, como Rajendra Prasad, primeiro presidente da Índia e o Papa Paulo VI, por exemplo.

Light on Yoga

Seu primeiro livro, “Light on Yoga“, foi publicado em 1966, se tornando um best-seller internacional e traduzido para 17 idiomas. Foram três milhões de cópias vendidas em todo o mundo. No total, BKS Iyengar escreveu 14 livros. O último, “Core of the Yoga Sutras: The Definitive Guide to the Philosophy of Yoga” (ou “Núcleo do Yoga Sutras: O Guia Definitivo para a Filosofia do Ioga”, em português), foi publicado em 2012.

Em 1975, fundou o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, em Pune, em memória de sua esposa, e que hoje é dirigido por seus filhos Geeta e Prashant. Em 1984, ele se aposentou oficialmente do ensino, mas continuou presente. Aos 80 anos de idade, ainda era capaz de permanecer por mais de 30 minutos em postura vertical, apoiado sobre sua cabeça.

Com sua importância reconhecida mundialmente, BKS Iyengar recebeu do governo indiano, em 1991, a quarta mais alta condecoração civil da Índia, o Padma Shri e, em 2002, foi concedido a ele o Padma Bhushan, a terceira mais alta condecoração do país.

BKS Iyengar morreu em 20 de agosto de 2014, em Pune, na Índia, vítima de insuficiência renal e cardíaca, aos 95 anos. Em 2014, após sua morte, foi nomeado pela revista norte-americana “Times” uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Iyengar Yoga

BKS Iyengar, mestre de Yoga (Foto: Reprodução/Wikipedia)

BKS Iyengar, mestre de Yoga (Foto: Reprodução/Wikipedia)

O método desenvolvido por BKS Iyengar na Índia, que leva seu nome e depois foi difundido ao redor do mundo, se baseia nos Yoga Sutras de Patanjali, com a prática das ásanas, posturas da ioga, e de pranayama, o controle da respiração. Iyengar foi responsável por codificar essas técnicas e definir com enorme precisão as ações realizadas por cada parte do corpo. Dessa forma, é possível garantir uma prática correta, segura e com máxima eficiência.

De acordo com Iyengar, a precisão técnica é a melhor forma para integrar o corpo, a mente e a inteligência, além de ser capaz de desenvolver a profundidade da percepção e a expansão da consciência igualmente em todas as partes do corpo. A prática definida por Iyengar tornou a ioga acessível a todos, por sua pedagogia sistemática e prograssiva, além de diversos suportes de facilitam o aprendizado.

A difusão da técnica de ioga desenvolvida por BKS Iyengar ao redor do mundo pode ser vista inclusive no alcance do Doodle aos mais distantes países. Na lista, além do Brasil e da Índia, seu país de nascimento, locais como Estados Unidos, Canadá, Peru, Argentina, Colômbia, Chile, Islândia, Espanha, Portugal, Suécia, Rússia, Grécia, Reino Unido, Alemanha, Cazaquistão e Indonésia, entre outros.

Publicado originalmente em: TechTudo

1 comentário

WE LOVE YOGA