Saúde e Equilibrio Yoga

Yoga reduz sintomas da artrite e da fibromialgia

Aulas de yoga auxiliam tratamento da artrite
Escrito com carinho por Yoga Sampa

Resultados de um estudos realizados sobre os benefícios do yoga no tratamento da artrite reumatóide, distúrbio inflamatório crônico que afeta as articulações, revelou que os pacientes que praticaram yoga alcançaram melhorias significativas nos sintomas da doença.

Uma das pesquisas comprovou que o grupo de pacientes que completou 12 sessões de Raj yoga, combinando técnicas de respiração e exercícios físicos leves, apresentaram melhorias relevantes em escores de atividade da doença e questionários de avaliação de saúde.

Yoga é definitivamente uma opção para as pessoas com artrite. Não só pelos benefícios físicos do exercício, mas também é benéfico na área da mente, promovendo relaxamento e redução do estresse ” –  Dr. Kolasinksi, professora de medicina clínica e reumatologista da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia.

Yoga reduz dores da artriteA maioria dos indivíduos com artrite reumatóide não faz exercícios de forma regular, o que poderia reduzir as dores e garantir uma rotina fisicamente ativa. Ainda que este estudo tenha sido realizado em um pequeno grupo de pacientes, os resultados revelam claramente os benefícios do yoga no combate aos sintomas da artrite reumatóide.

Os pesquisadores esperam que o estudo ajude a aprofundar as investigações sobre os benefícios do yoga não só para a artrite, mas para a saúde, de maneira geral. Eles acreditam que em longo prazo a prática de yoga pode, de fato, resultar em melhorias significativas para os pacientes.

Como funcionou a pesquisa

A Arthritis Foudation, uma fundação norte-americana que estuda melhorias para a qualidade de vida de pacientes com artrites, reuniu diversas pesquisas sobre a relação do yoga com a doença. Em geral, os indivíduos participantes são recrutados através de um banco de pacientes com artrite reumatóide, submetidos a práticas monitoradas de yoga, e avaliados segundo índices de atividade da doença, dados demográficos e o questionário de avaliação da saúde (HAQ) e SF-36 (uma pesquisa padrão comumente utilizada para calcular a qualidade de vida dos pacientes com artrite reumatóide). Os dados foram observados no momento da inscrição, bem como após a conclusão de 8-12 sessões de yoga.

Aulas de yoga para reduzir dores da artrite e fibromialgia

Subhadra Evans, PhD e pesquisador da Universidade da Califórnia no Los Angeles Medical Center revelou ainda que mesmo os pacientes que não relataram redução nos níveis diários de dor, por outro lado, afirmaram que sua relação com a dor tinha mudado, e que por isso se sentiam mais ativos e com muito mais energia.

“Eu acho que se tivéssemos submetido-os a mais práticas de yoga, poderíamos ter visto mudanças mais significativas ainda na dor e em outros sintomas”, completa Evans.

Mais benefícios do Yoga

Muitas pessoas recorrem ao yoga como uma forma de se exercitar suavemente, bem como para reduzir a tensão e melhorar a flexibilidade das articulações. A Dra. Kolasinski acrescenta que o yoga também pode ajudar uma pessoa com artrite a desenvolver força muscular e melhorar o equilíbrio. Além disso, o yoga oferece às pessoas com artrite uma forma de exercício agradável o suficiente para fazer regularmente.

Yoga postura do cachorro

Algumas posturas de yoga podem precisar ser modificadas para praticantes com artrite, acrescenta a Dra. Kolasinski . A postura do Cachorro Olhando para Baixo, por exemplo, pode ser apoiada pelo uso de uma cadeira, um bloco, uma cinta ou outros elementos que ajudem a manter o equilíbrio, diz ela. De qualquer forma, antes de iniciar uma prática de yoga, fale com o seu reumatologista para garantir que o yoga é uma atividade ideal para você. Além disso, discuta que tipo de modificações podem ser apropriadas para a sua condição original.

Yoga também auxilia o tratamento da fibromialgia

Resultados de um outro estudo realizado em paralelo mostraram os efeitos positivos da yoga sobre a qualidade de vida de pacientes com fibromialgia, diagnóstico de um distúrbio muito comum que causa  dor e sensibilidade musculares por todo o corpo.

O estudo analisou os efeitos da yoga na qualidade de vida de indivíduos com fibromialgia, revelando melhorias nos escores de pacientes que concluíram o programa de 8 sessões de yoga, que combinaram técnicas de respiração, posturas de yoga suaves e meditação.

Os pacientes que praticaram yoga tiveram pontuações muito superiores às aferidas antes do programa, bem como uma redução significativa nos níveis de ansiedade. Como a ansiedade é, muitas vezes, um sintoma-chave para indivíduos com fibromialgia, esta pesquisa fornece um passo positivo para melhorar a vida das pessoas que sofrem da doença (Leia também: 10 Posturas de Yoga para Reduzir a Ansiedade).

Deixe um comentário ;)

2 de comentários

  • Eu pratiquei Yoga por mais de 4 anos, tive uma mudança enorme na minha saúde física e mental, parei por não conseguir mais coordenar meu trabalho com os horários de Yoga, mas sinto muita falta.

    • Leda, seu relato é tão inspirador! Pena que teve que interromper as práticas. Espero que você consiga retomar logo. Forte abraço! Namastê.

WE LOVE YOGA