Vegetarianismo

Lasanha Vegetariana: Abobrinha, Berinjela e Queijo

Receita de lasanha vegetariana
Escrito com carinho por Lotus Viajante

A lasanha vegetariana é uma das receitas mais procuradas da internet, sem dúvidas. E não são apenas os vegetarianos que estão por trás dessa onda de desejo. Para muito além da famosa lasanha 4 queijos, há uma lista considerável de irresistíveis lasanhas sem carne, como as de abobrinha, berinjela, cogumelos, e tantas outras verduras e legumes, que encantam qualquer pessoa.

Preparando uma lasanha de abobrinhaA verdade é que quem experimenta combinações da massa com vegetais frescos se rende imediatamente à ternura e derretimento que este sabor nos traz. Leve, consistente e saborosa, é assim a maior parte das receitas de lasanha vegetariana.

E embora você possa usar praticamente qualquer vegetal para fazer uma belíssima lasanha vegetariana, alguns parecem harmonizar melhor do que outros com os elementos da massa e do molho, e por isso aparecem com maior frequência. Dois deles são a abobrinha e a berinjela, que serão usados agora para enfeitiçar até 4 pessoas com magias de sabor (Parece que estou exagerando? Então, experimente!)


Ingredientes:

  • 1 pacote de massa para lasanha semi-pronta;
  • 1 abobrinha grande;
  • 1 berinjela grande;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • 1 pote de requeijão;
  • 300g de queijo mussarela fatiado;
  • Um pouco de queijo parmesão ralado;
  • 1 caixinha de extrato de tomate (se preferir, pode fazer o molho vermelho);
  • Um pedacinho de gengibre;
  • Cebola, alho, salsinha, sal à gosto.

Preparando o molho vermelho

Lave bem e corte a berinjela com casca e tudo em meia-lua ou em cubinhos. Reserve. Numa panela mais profunda refogue um pouco de cebola e alho com um fio de azeite (ou na manteiga) e depois adicione as berinjelas cortadas, adicionando um pouquinho de água para cozinhar bem.

Em seguida, adicione o extrato de tomate (ou o molho vermelho caseiro) e vá temperando à seu gosto com salsinha e sal. Sugestão: Ao final do cozimento do molho vermelho com a berinjela, já com o fogo desligado, raspe um pedacinho de gengibre e misture com o molho para dar um gostinho a mais!

Preparando o molho branco

Lave bem e corte a abobrinha com casca e tudo em meia-lua ou em cubinhos. Reserve. Numa panela mais profunda refogue um pouco de cebola e alho com um fio de azeite (ou na manteiga) e depois adicione as abobrinhas cortadas, adicionando um pouquinho de água para cozinhar bem.

Em seguida, adicione o creme de leite e o requeijão (pode ser algumas colheres cheias ou o pote todo dependendo do seu gosto por cremosidade e queijo) e vá temperando à seu gosto com sal.

Montando a lasanha vegetariana

Com as duas panelas de molho prontas é hora de ligar o forno e pré-aquecer a 180º/ 200º. Enquanto o forno aquece, pegue uma forma média (quadrada ou redonda) e comece a intercalar: despeje um pouquinho do molho vermelho cobrindo todo o fundo da forma, coloque algumas folhas de massa pronta para lasanha também cobrindo todo o tamanho da forma, mais molho vermelho, massa, agora despeje um pouquinho do molho branco, coloque algumas fatias de queijo mussarela, mais molho branco, massa, e molho vermelho para finalizar coloque também o parmesão ralado.

Leve ao forno pré-aquecido e deixe por cerca de 20 minutos ou mais até a massa estar bem cozida. Espete com um garfo para ter certeza que ela cozinhou bem. Não precisa usar papel alumínio pois a massa já vai cozinhando com os molhos quentes, por isso a massa deve sempre estar entre molhos!

Rende uma porção farta para 4 pessoas e pode até repetir! 😉

Deixe um comentário ;)

WE LOVE YOGA