Yoga Blog

O que Buda faria no frio de São Paulo  

Escrito com carinho por Fernanda Haskel

Escrevo esse texto porque tenho feito de tudo para justificar minha não prática de yoga aos dias frios de São Paulo. Acordo com vontade de praticar e durmo com vontade de praticar, mas não tenho praticado ásanas devido aos dias e noites gelados do inverno paulistano.

Um dos preceitos do yoga é tapas, o que pode ser traduzido como austeridade, auto-superação, ir além de todos os obstáculos, sejam eles físicos, emocionais ou do ambiente onde estamos. Isso significa vencer a nós mesmos e superar tudo que poderia nos impedir de manter a firme determinação de uma prática de yoga constante e a permanência e a estabilidade durante a execução de um ásana.

Mesmo sabendo disso, convicta dos benefícios do yoga e adotando o yoga como um caminho de desenvolvimento físico, emocional e espiritual, tenho trocado a prática de yoga por cobertinhas quentes. Mas hoje, no conforto da minha cama, lembrei que um monge zen budista certa vez me contou que em um período de retiro em um mosteiro no Japão ele e seus colegas monges caminhavam na neve, descalço. Isso me soou muito estranho na época. Antes que eu o questionasse, contextualizando meu estranhamento ele me explicou o motivo de eles fazerem isso. Era um treinamento de atenção e presença, de percepção direta da realidade e não reação automática. Um treinamento de austeridade e auto-superação, de tapas na linguagem do yoga. Lembro que fiquei muito admirada ao ouvir essa história e hoje posso perceber que certamente eles estariam em pé, praticando, seja na caminhada consciente, seja meditando no silêncio em frente a uma parede branca.

Levantei determinada e inspirada a recomeçar amanhã, afinal como se diz no zen, o tempo é muito precioso e rapidamente se esvai, temos que aproveitar a oportunidade de nascermos humanos e nos disciplinarmos no caminho de desenvolvimento íntimo. E afinal de contas, auto-superação nos leva a desenvolver a força de vontade. Amanhã, segunda, yoga. 

Deixe um comentário ;)

WE LOVE YOGA