Yoga

6 posturas de yoga para quem trabalha o dia todo sentado

Melhor pratica yoga no trabalho
Escrito com carinho por Yoga Sampa

Um dos motivos mais frequentes que levam as pessoas a procurarem aulas de yoga é a necessidade de ‘desenferrujar’ o corpo. Parece engraçado comparar nosso corpo a uma máquina, que poderia enferrujar com o passar do tempo, mas é bem verdade que o tratamos como tal. Afinal, boa parte de nós trabalha durante horas sentado em frente a um computador (inclusive eu 🙁 ).

E, claro, não precisamos de um especialista para nos lembrar que passar o dia inteiro sentado não é nem um pouco saudável. Nosso próprio corpo avisa: uma dorzinha nas articulações ou nas costas, um ‘mal jeito’ aqui e outro acolá. E esses são apenas sinais de algo que pode ser desencadeado pelo cotidiano estático e repetitivo dos escritórios.

Postura correta no trabalho

Postura inadequada pode ocasionar desconfortos e lesões.

Entre outros problemas, passar o dia todo sentado aumenta o risco de obesidade, diabetes tipo 2 e ataques cardíacos. Na melhor das hipóteses, essa rotina afeta nosso sistema metabólico, o que não é muito legal, porque ninguém gosta daquela barriguinha de escritório.

Tudo bem, não precisa entrar em pânico e nem sair disparando currículos atrás de uma nova profissão (o que seria ótimo, não? 🙂 ). Sabemos da importância desses trabalhos e que muita gente não tem outra alternativa senão passar horas na frente do computador.

Pois bem! Vamos pensar em como resolver essa questão.  😉

Existem algumas ações mitigadoras que você pode tomar. Isto é, pequenas atitudes que farão uma grande diferença para reduzir os riscos e os sintomas dessa rotina.

Passeios freqüentes ao longo do dia são bons exemplos dessas práticas preventivas, e não precisam te levar para fora do escritório. Uma ida até o café ou uma simples caminhada até o setor vizinho já são ótimas opções. Usar as escadas ao invés dos elevadores é sinal de que você entendeu bem a mensagem e está de fato comprometido com a sua saúde.

Mas mesmo para quem não pode desgrudar os olhos da tela, há maneiras eficazes de reduzir os danos de postura em curto prazo, e o yoga no trabalho é uma ótima maneira de desfazer alguns dos desconfortos diários e dores associadas àquelas horas de escritório.

O jornal The Huffington Post publicou uma lista com 6 posições de yoga para quem precisa passar horas e mais horas do dia sentado. Aqui estão seis poses de yoga para qualquer um que se senta em uma mesa todos os dias:

1. ALONGAMENTO DOS PULSOS

Yoga para alongamento dos pulsos

Essa é ótima para quem passa o dia todo digitando. De quatro, com os dedos apontados para a frente, rotacione o pulso direito (de forma que os dedos apontem para trás). Faça o mesmo movimento com o pulso esquerdo, segure durante uma respiração e repita. Se quiser ousar, incorpore a posição do gato-vaca, arqueando as costas enquanto rotaciona os pulsos.

2. POSTURA DO CACHORRO

Yoga posição do cachorro

A maioria das pessoas que passa o dia sentado na mesa do trabalho fica, também, com as costas curvadas. A posição do cachorro é ideal para alongar a coluna. Comece de quatro, encolha os dedos do pé, erga o quadril e leve os calcanhares até o chão. Segure por cinco respirações.

3. POSTURA DO POMBO

Yoga postura do pombo

Ficar sentado muito tempo tensiona o quadril. Uma das melhores maneiras de relaxá-lo é a posição do pombo. Começando da posição do cachorro, levante a perna direita e traga ela para frente, com a canela paralela à frente do tapete. Encolha os dedos, certificando-se de que seu quadril está alinhado, e traga as palmas das mãos para a frente, descansando a testa no chão. Segure por cinco respirações e repita com a perna esquerda.

4. TORNOZELO NO JOELHO

Yoga para o tornozelo e joelho

Essa também é para alongar o quadril! Sentado com as costas eretas, coloque o tornozelo direito em cima do joelho esquerdo. Se sentir o quadril bem aberto, ponha as mãos no chão e estique os braços para a frente. Segure por três respirações e repita do outro lado.

5. JOELHO NO JOELHO

Yoga postura para o joelho

Aproveite a postura que foca no alongamento do quadril para sentar-se com as costas eretas e colocar o joelho direito sobre o esquerdo. Segure por três respirações e repita do outro lado. Se quiser alongar ainda mais, estique os braços enquanto respira.

6. LINHA NA AGULHA

Yoga linha na agulha

Esta é para alongar os ombros! De quatro, passe o braço direito por baixo do esquerdo, até seu ombro tocar o chão. Segure por três respirações. Volte para a posição inicial e repita com o outro braço.

Pronto! Já temos uma boa cartada do yoga contra a obesidade, diabetes e ataques cardíacos. O que você achou? Conseguiu um espaço no escritório para praticar esses exercícios? Adoraria saber como foi o seu primeiro dia, comente!

Imagens: Reprodução/Damon Dahlen/The Huffington Post

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