Yoga

7 posturas de yoga que você deveria fazer todo dia

Escrito com carinho por Yoga Sampa

Quem já participou de aulas de yoga em diferentes escolas sabe que não há uma cartilha que defina quais posturas ou ásanas devam ser trabalhados antes ou depois. Apesar da notória diferença no grau de complexidade dos ásanas, não há uma ordem que prevaleça na hora de praticar sua série de yoga, tampouco há uma graduação que restrinja suas práticas diárias.

O que recomendam os bons professores é que haja um acompanhamento profissional, para garantir a evolução da técnica sem colocar em risco a saúde física dos praticantes. Além disso, a imposição de posturas complexas, logo no início, traz grandes chances de você se desestimular.

O yoga, como boa parte das atividades que realizamos em vida, depende da prática para se tornar melhor. Mas existem algumas posturas tão simples quanto poderosas, que podem fazer parte do cotidiano de cada um de nós.

Inspirados na série do The Huffington Post e com uma ajudinha do pessoal da The Green Post, selecionamos 7 posturas supersimples que você pode (e deve!) fazer todos os dias, sozinho. A atividade leva apenas alguns minutos, espaçados durante todo o dia, e os benefícios são inúmeros.

A prática ajuda a aliviar o stress, melhora a memória e a concentração, corrige a postura e até protege contra doenças cardíacas. Confira!

1. GATO-VACA

Yoga postura Gato Vaca

Esta é para fazer logo depois que o despertador tocar! A postura gato-vaca é a melhor forma de “acordar” toda a coluna após uma longa noite de sono. Comece de 4, na posição de um gatinho, depois arqueie a coluna e abaixe a cabeça, de modo que fique olhando para suas coxas. Respire fundo, traga a coluna de volta a posição inicial e olhe para cima, deixando a barriga cair. Repita quatro vezes.

2. CACHORRO OLHANDO PARA BAIXO

Yoga postura do cachorro

Depois da posição gato-vaca, é hora de fazer a postura do cachorro olhando para baixo para alongar costas, pernas e braços e, enfim, começar o dia com mais disposição. Comece de 4, na posição de um cachorrinho, erga o bumbum, estique as pernas e apoie os calcanhares no chão. Pedale os pés para “acordar” seus tendões e panturilhas. Respire, profundamente, três vezes nessa posição e depois retorne à postura inicial.

3. FLEXÃO PARA FRENTE DE PÉ

Yoga postura flexão frente

Esta é para fazer depois de uma longa manhã sentada no trabalho, para esticar as pernas e costas. Fique de pé e solte os ombros. Devagar, flexione o corpo para frente e vá descendo em direção aos dedos dos pés. Se não conseguir tocar o chão, dobre os joelhos. Se, ao contrário, tiver muita facilidade para fazer o exercício, dobre um joelho de cada vez, já com as mãos nos dedos dos pés, para dificultar a atividade e alongar os tendões. Volte à posição inicial, lentamente, e deixe para levantar a cabeça e pescoço apenas no final.

4. FLEXÃO PARA FRENTE SENTADO

Yoga postura flexão sentado

Esta é para fazer logo depois do almoço para ajudar na digestão! Sente no chão, com os pés esticados e a coluna ereta. Vá deslizando às mãos, em direção às solas dos pés. Se não alcançá-las, dobre os joelhos ou repouse as mãos até a altura da perna em que consegue chegar. Respire, profundamente, três vezes nessa posição e depois retorne à postura inicial.

5. GUERREIRO 2

Yoga postura do guerreiro 2

Bateu aquele sono no meio da tarde? Hora da posição Guerreiro 2: forte e energizante, ela vai te ajudar a sobreviver às últimas horas do trabalho. Faça a posição de partida do corredor e certifique-se de que seus pés estão alinhados. Devagar, gire o corpo, apoie o calcanhar do pé traseiro no chão, mantenha o joelho da perna da frente dobrado e suba os braços até a altura dos ombros. Olhando para frente, respire, profundamente, três vezes nessa posição e depois retorne à postura inicial.

6. POMBO

Yoga postura do pombo

Esta é a posição mais difícil da série! Usada para liberar a tensão dos quadris, relaxar o corpo e desacelerar, ela é ideal para a noite, antes de dormir. Comece na posição do cachorro olhando para baixo (reveja a postura 2). Levante a perna direita e, sem encostá-la no chão, dobre-a, como se fosse sentar na posição de índio. Incline o corpo para frente até encostar a testa no chão. Se não conseguir, coloque uma almofada alta, em frente a você, para repousar a testa. Respire, profundamente, cinco vezes nessa posição e depois retorne à postura inicial, repetindo todo o movimento, de trás para frente.

7. CRIANÇA

Yoga postura da criançaYoga postura da criança frente

Depois da posição do pombo, é hora da postura da criança para relaxar de vez e ter uma boa noite de sono. Comece de 4, na posição de um cachorrinho, e encoste o bumbum nos calcanhares, a medida em que abre os joelhos em direção às bordas do tapete. Vá descendo o tronco até encostar a testa no chão. Respire, profundamente, cinco vezes nessa posição e depois retorne à postura inicial.

GIFs: Reprodução/Damon Dahlen/The Huffington Post

Deixe um comentário ;)

9 de comentários

WE LOVE YOGA