Saúde e Equilibrio Yoga

Como o yoga melhora a saúde do seu cérebro

Como o yoga melhora a saúde do seu cérebro
Escrito com carinho por Yoga Sampa

Se você é um fã do yoga, provavelmente está bem ciente de que essa prática pode trazer muitos benefícios à sua saúde. Estudos já mostraram que o yoga pode ajudar com a perda de peso, construção muscular e tonificação, flexibilidade das articulações e até mesmo com problemas crônicos, como fibromialgia e artrite reumatoide.

Mas você sabia o quanto essa antiga prática também pode melhorar a sua saúde mental e habilidades? Um estudo recente (em inglês) feito com adultos com ligeira perda de memória mostrou o quão saudável a yoga é para o seu cérebro. Veja!

Um estudo para observar o cérebro de quem pratica yoga

Os pesquisadores, bem cientes dos benefícios físicos da yoga, procuraram compreender mais sobre os benefícios mentais / cognitivos deste regime de exercícios.

Grupo de meia idade pratica yoga em estudo sobre o cérebro

A fim de fazer isso, eles recrutaram um grupo de voluntários de meia-idade e mais velhos que, após a entrevista, expressaram preocupações sobre as suas memórias, e tinham de fato sido diagnosticados com uma forma leve de declínio cognitivo, uma condição que pode ser precursora da doença de Alzheimer e outras formas de demência.

Estas condições, se agravadas, podem ter um impacto grave e negativo na qualidade de vida do paciente. 🙁

Os pesquisadores fizeram uma varredura no cérebro de todos os pacientes, a fim de estabelecerem uma base para sua atividade / função mental. Então, dividiram os participantes em dois grupos distintos, um que recebeu uma sessão de treinamento do cérebro de uma hora, mais quinze minutos de prática diária, enquanto o outro recebeu uma sessão de kundalini yoga de uma hora, com quinze minutos de prática em casa diariamente (em outras palavras, ambos os grupos passaram a mesma quantidade de tempo com estas intervenções).

Homem pratica yoga e meditação para pesquisa sobre o cérebro

Ao final deste estudo de três meses, fizeram uma varredura no cérebro de todos os participantes novamente, para ver se as intervenções tinham tido qualquer efeito sobre a sua saúde cognitiva.

Verificou-se que ambos os grupos de pacientes tinham experimentado melhora cognitiva em áreas do cérebro que afetam as habilidades de memória e linguagem.

No entanto, o grupo que praticou yoga também exibiu melhora em áreas do cérebro que controlam a concentração e a atenção; em outras palavras, o grupo de yoga também saiu deste estudo com maior capacidade de se concentrar e realizar várias tarefas, mostrando que a yoga foi superior para melhorar as funções mentais.

Estávamos um pouco surpreendido com a magnitude dos efeitos cerebrais”, observou a pesquisadora Helen Lavretsky.

Yoga melhor capacidade de se concentrar e otimiza estudos

Por que o yoga é tão benéfico para o cérebro

Ao longo dos anos, uma série de estudos têm ampliado as descobertas sobre os benefícios cerebrais do yoga. Um breve resumo dos tópicos pesquisados mostra que:

  • Vinte minutos de Hatha yoga melhora a função cerebral (velocidade e precisão do processamento mental) em um grau maior do que 20 minutos de exercícios aeróbicos, com mecanismos potenciais que incluem maior auto-consciência e redução do stress;
  • Yoga ajuda a melhorar a saúde mental, incluindo transtornos psiquiátricos como depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), pós-traumático (PTSD) e esquizofrenia.
  • Alguns dos estudos sugerem que o yoga pode ter um efeito semelhante ao dos antidepressivos e da psicoterapia;
  • Yoga ajuda a melhorar a resiliência emocional dos adolescentes e a capacidade para controlar a raiva.
  • Ao melhorar os desequilíbrios relacionados ao estresse em seu sistema nervoso, o yoga pode ajudar a aliviar uma variedade de sintomas encontrados em transtornos mentais comuns;
  • Os pesquisadores também acreditam que o yoga pode ser útil para condições como a epilepsia, dor crônica, depressão, ansiedade e PTSD, aumentando substâncias químicas do cérebro como o ácido gama-amino-butírico (GABA).

A ciência médica de olho no yoga

Uma das partes mais interessantes deste estudo é que ele não está sozinho. Ele faz parte do crescente corpo de evidências que mostram que os benefícios mentais / cognitivos do yoga podem ser iguais ou mesmo superiores aos físicos.

Pesquisas médicas mostram benefícios do yoga

No passado, por exemplo, estudos clínicos semelhantes encontraram uma ligação positiva entre a prática do yoga e o combate à depressão e ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de estresse pós-traumático, e até mesmo distúrbios psicóticos graves, como a esquizofrenia.

Um estudo ainda descobriu que esta prática aparentemente leve e suave, foi realmente melhor do que aeróbica na melhoria das funções cerebrais, tais como velocidade e precisão de processamento mental.

Em suma, este estudo em pacientes com declínio cognitivo leve é simplesmente parte de um crescente corpo de evidências clínicas que mostram que o yoga, além de melhorar a saúde do corpo, é capaz de melhorar a saúde da mente.

O yoga é um método verdadeiramente holístico para melhorar todos os aspectos da sua saúde, além de trazer um alto grau de prazer e satisfação para aqueles que dela participaram em base diária.

Fonte: Life Hack

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