Saúde e Equilibrio Yoga

“Posso falar que a ioga me curou”, revela o ator Marcelo Serrado

Escrito com carinho por Yoga Sampa

Em meio ao final das gravações da novela “Gabriela”, da Rede Globo, e da preparação para um novo filme de Bruno Barreto, no qual viverá o maestro João Carlos Martins, o ator Marcelo Serrado revela o que faz para levar uma vida mais saudável e tranquila.

“Eu pratico ioga no Espaço Nirvana com o Toni Tigre, meu professor, e também em casa. Mesmo com as aulas caseiras, pelo menos de 15 em 15 dias eu frequento o spa. Isso porque esse ambiente proporciona muito bem-estar. Você chega e toma um suco, faz uma sauna e  encontra bons professores”, afirmou o ator.

LEIA TAMBÉM: “Yoga é um santo remédio”, diz Rodrigo Santoro

Marcelo contou que até já fixou em seu apartamento duas argolas para a prática do Iyengar yoga (modalidade de Hatha Yoga, baseada nos ensinamentos do mestre BKS Iyengar). Esta técnica utiliza cordas para que a pessoa fique pendurada, utilizando o peso do corpo em diversas posições. Ele diz que até consegue alcançar alívio para sua ansiedade. “Copiei as argolas do Nirvana” – confessa ele, acrescentando:

“Quando fico plantado de cabeça para baixo, melhora a circulação, o que é excelente. Também tenho uma hérnia na cervical e esses exercícios me ajudam muito. Posso falar que a ioga me curou”.

O ator enfatiza a importância do alongamento proporcionado pela atividade.

“Coluna, vértebras, parece que se abre um espaço entre elas. Há uma posição chamada pombo que proporcionou uma nova vida para mim. Ela lida com a ansiedade também. Na hora que vou para a corda mostra-se um novo universo para mim”, diz.

Melhora em todos os aspectos

Serrado destaca que a prática da ioga até fez melhorar o seu sono.

“Eu durmo muito bem e a minha qualidade de vida melhorou depois da prática. Eu sinto isso mais nítido até nos meus últimos trabalhos”.

Ele conta que há cerca de dez anos havia começado a praticar ioga, mas, por questões profissionais, acabou se dispersando. “Porém, agora, voltei com tudo. Há um ano eu não interrompo meu treinamento. E, para mim, ioga é fundamental, porque tenho o quadril um pouco encurtado e a prática me solta bastante, me alonga, me faz bem”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Meditação e alimentação orgânica são a fonte da juventude de Bruna Lombardi

Serrado revela que amigos não entendem sua paixão. “Eles dizem que não aguentam ficar naquelas posições, parados, por muito tempo. E isso é uma mentalidade errada. Eu saio suado, cansado de certa maneira. Não se trata de uma atividade onde se fica parado horas. Ioga é fluída. Como um rio que te leva embora. E para meu novo trabalho, a ioga tem me ajudado até na perda de peso”, comemora.

Exemplo para a filha

Marcelo Serrado toca piano, outra de suas paixões, no programa "Estrelas" apresentado por Angélica

Marcelo Serrado toca piano, outra de suas paixões, no programa “Estrelas” apresentado por Angélica

O ator conta que sua animação já começa a fazer até quem ele não esperava se interessar pela ioga.

“Minha filha de sete anos faz aula comigo em casa. A posição de lótus, para ela, é algo mais lúdico. Ela embarca na onda e isso é ótimo, de certa maneira, estou botando uma sementinha nela de uma coisa boa para o futuro. Ela pode pensar: ‘meu pai faz ioga, deve ser legal’. Somos, muitas vezes, o espelho de nossos pais”, acredita.

Porém, nem só de ioga vive ele: “Faço aula de piano em casa, onde tenho dois instrumentos. Para mim, essa prática é fundamental, pois me acalma, me tira o estresse. Minha filha também faz, não que ela possa ser qualquer coisa parecida a uma musicista, mas é mais uma opção que terá”, contou.

Alimentação Equilibrada

Alimentação também é algo que recebe uma atenção especial por parte dele “O bem-estar também está ligado a se alimentar bem. Eu, por exemplo, não deixo de comer a minha lasanha, mas, antes de dormir, por exemplo, procuro comer sempre algo leve, um peixe com pimentão, que adoro, verde, amarelo ou vermelho. Tudo acompanhado de um arroz integral” – diz.

À noite, evita massas e toma muita sopa. Durante o dia, não abre mão de comer barras de cereais, mas prefere as de sete grãos. “E parei de comer fast-food! Minha sorte é ter uma profissional que cozinha muito bem”, comemorou.
Para Marcelo, a chave para uma alimentação equilibrada é você se policiar sempre. Sua meta atual é ter uma dieta mais orgânica. “Estou me aproximando cada vez mais dessa coisa natural, mas como ninguém é de ferro em algum dia da semana eu dou um pulo em uma churrascaria, mas sem exageros”, afirmou.

Nunca ficar parado

Serrado revela outro de seus segredos de boa forma: não ficar parado. Faz stand-up paddle de vez em quando. Trata-se de um esporte ainda novo por aqui: com uma prancha um pouco mais larga que as de surfe e um remo na mão, o praticante pode fazer largas travessias em pé na prancha ou pegar onda. Além disso, ele também corre na orla da praia.

“Toda semana eu faço alguma coisa diferente. Eu moro em apartamento, mas minha qualidade de vida é ótima, pois fica ao lado da praia. Então, faço uma caminhada na orla, corro, jogo futevôlei ou pego onda. É como se o mar me chamasse para esse encontro diário”, afirma.

Ele diz que vai sozinho ou leva a filha. Nessas horas, costuma tomar uma água de coco para hidratar e, antes de praticar ioga, dá a devida atenção ao alongamento.

O ator revela que numa época de sua vida que não praticava exercícios, ficava estressado e dormia mal. “Parece que as coisas não se abriam e é engraçado como as coisas vêm junto assim na minha vida”, confessa.

Meditação

Ele, que também gosta de meditação, é adepto da Siddha Yoga, uma das muitas práticas que existem na Índia e que possui um guru específico, o mestre e professor Gurumayi Chidvilasananda.

Em matéria de religião, o ator é bem eclético, o mantra que não deixa de fazer é o “Om Namah Shivaya”.

“Quando reverencio o deus que há dentro de mim, mas também acredito muito no budismo. O Nam-myoho-rengue-kyo é um mantra fortíssimo, tudo o que for para o seu bem é válido de ser fazer. Às vezes eu estou no carro e vou escutando o mantra até o trabalho no Projac. E sempre canto os mantras antes e depois da prática da ioga”, admite.

Em casa, ele revela ter um “santuariozinho” só seu: “Tem sincretismo baiano, São Jorge, Buda, Gurumayi, Shiva. Acho que todas as forças convergem para um só coisa: você ficar bem, estar conectado com o universo de uma certa maneira”.

Para Marcelo, o ser humano nunca vai ser feliz plenamente, pois o descontentamento sempre vai fazer parte da vida de um indivíduo: “A insatisfação por um lado é até boa, pois no faz estar sempre em mudança. Mas a felicidade nos leva a um equilíbrio e isso é fundamental”.

Porém, ele assume que o atual momento de sua vida é um presente:

“Hoje eu estou no lugar onde eu devia estar, no momento certo, na hora certa, onde as coisas tinham que estar. Amanhã pode ser que eu me mude do Rio de Janeiro, e esse novo lugar será onde eu teria de estar naquele momento. A vida é sábia”, finaliza.

marcelo-serrado-faz-iyengar-yoga

“Ficar plantado de cabeça para baixo melhora a circulação, o que é excelente. Também tenho uma hérnia na cervical e esses exercícios me ajudam muito. Posso falar que a ioga me curou”

 

Por Rodrigo Teixeira, publicado originalmente em: UOL

Deixe um comentário ;)

WE LOVE YOGA