Inspiração Yoga

Sankalpa: resoluções para uma vida mais próspera e feliz

Sankalpa mulher meditando no pôr-do-sol
Escrito com carinho por Fernanda Haskel

Começar o ano com boas intenções, positividade, desejos de alegria, paz e prosperidade é algo comum para todos nós. Nada como o início de um ciclo para nos sentirmos renovados e cheios de esperança! Mas que tal ir além do ano novo e fazer uma vida nova?

É possível transformar a vida em um rio de abundâncias, alegrias e realizações. Uma das ferramentas mais poderosas para que isso aconteça é a força de nossa vontade consciente.  Mas como?

Sankalpa – Um caminho de transformação mental

O yoga tem uma ferramenta poderosíssima que nos ajuda a manter nossa mente focada nas transformações que queremos e nos desejos mais íntimos e sinceros do nosso coração. Nutrir e repetir Sankalpas é uma maneira de transmutar nossos vícios em virtudes. É uma maneira de transformar aspectos negativos em positivos, através da vontade consciente.

Mas o que é Sankalpa?

Sankalpa é uma resolução, uma decisão interna, uma vontade íntima muito forte e latente, um desejo do coração. Essa resolução pode ser uma virtude importante a ser desenvolvida, algum aspecto positivo a ser alcançado ou um desejo muito profundo e verdadeiro.

O sankalpa é formado por poucas palavras, sempre no presente e declarado de uma forma afirmativa.

Eu tenho alguns Sankalpas e posso citá-los como exemplo:

  • eu sou saudável
  • eu tenho clareza mental
  • eu tenho coragem
  • meus sentimentos são puros, pacíficos e harmoniosos
  • tenho abundância e prosperidade em todos os meus empreendimentos
  • sou guiada por uma luz de infinito amor
  • que todos os seres sejam felizes” . 🙏

pessoas felizes com sankalpa

A lista pode ser imensa e é algo muito particular. É importante observar a si mesmo e identificar pontos que você quer transformar na sua vida, considerando seu momento atual, construir e eleger um Sankalpa para auxiliar no sucesso e superação de desafios. Devemos usar um mesmo Sankalpa por um tempo para aumentar sua potencialidade em influenciar nossa realidade.

Sankalpas são afirmações que nos ajudam a colocar uma intenção positiva em nossa vida, pode ser usado antes e depois de prática de yoga. Gosto também de repetir assim que acordo e antes de dormir.

Como escolher seu Sankalpa?

Geralmente nossos desejos estão na ponta da língua, sabemos de cor o que queremos alcançar. Mas se você quiser aprofundar o seu desejo de uma forma significativa, alinhado ao seu momento e propósito pessoal, experimente fechar os olhos por alguns instantes e investigar seu coração.

Tente identificar algum aspecto de sua personalidade que está latente e te incomoda por algum motivo.

Nesse momento de silêncio, os autojulgamentos e autocríticas transbordam em nossos diálogos internos e  podem surgir coisas do tipo  “Como sou idiota”, “Sou muito critico”, “Sou impaciente”.

como escolher seu sankalpa yoga

Dessa percepção você pode eleger seus Sankalpas, como: “ eu me amo e me aceito completamente” ❤️, “sou generoso comigo mesmo e com os outros” ❤️, “ tenho paciência e compreensão com tudo e todos” ❤️.

Mas e aí, é só pensar que acontece?

Não! O pensamento e a vontade consciente e direcionada nos libera uma espécie de condição interna para que isso aconteça, uma permissão do nosso subconsciente para que transformações positivas aconteçam em nosso modo de pensar,  perceber e agir no mundo.

O pensamento, intencionalizado por um forte desejo interno, é um primeiro e essencial passo nas mudanças externas, claro que também é necessário a ação correta e as condições favoráveis para que nosso desejo se manifeste.

Mais do que afirmações positivas, os Sankalpas são resoluções, decisões internas, a manifestação de nossa real vontade, e representa uma espécie de “autorização” da nossa mente para o nosso inconsciente com a permissão para sermos realmente conforme o Sankalpa escolhido.

Ter a intenção sincera e real de ser positivo é o abre alas para uma vida feliz!

Experimente! E me conte! Vou adorar saber qual é seu Sankalpa para o ano que se inicia.

Que todos os seres sejam livres e felizes e que meus pensamentos, palavras e ações possam contribuir com a felicidade e liberdade de todos.

Com carinho,

Fernanda Haskel

Deixe um comentário ;)

2 de comentários

WE LOVE YOGA