Yoga

Yoga nas empresas melhora os indicadores de desempenho

Escrito com carinho por Fernanda Haskel

A prática de yoga nas empresas é cada vez mais comum pois se comprova rapidamente que o aumento da qualidade de vida dos funcionários no ambiente empresarial motiva o crescimento e torna a equipe mais coesa.

Um funcionário que aprende a gerenciar o estresse está mais apto a se relacionar com os conflitos empresarias de maneira positiva e construtiva.

A prática promove saúde e relaxamento mental, dentre as técnicas estão as posturas físicas, as respirações, o relaxamento e a meditação.

Pode-se desenvolver o yoga empresarial de 2 maneiras:

1) Yoga Laboral – são pequenas sessões de 15 a 20 minutos realizadas no próprio ambiente de trabalho (cadeiras e mesas) semanalmente. Geralmente em meio dia de visita atendemos a vários grupos.

2) Aulas Regulares – são aulas regulares de 60 minutos em espaço apropriado para a prática com colchonetes individuais. Antes ou depois do horário de trabalho ou durante almoço.

Yoga é uma prática de mais de cinco mil anos, com origem na Índia. Sua base consiste em técnicas corporais, respiratórias, relaxamento e meditação. Seus benefícios são reconhecidos como de grande importância para a melhoria das condições de saúde física e mental.

O Yoga também colabora na capacidade humana de relacionar-se consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente, aumentando capacidade de concentração, criatividade e iniciativa.

Técnicas

1)Asanas: posturas corporais que envolvem flexibilidade, força e concentração. Patañjali, no Yoga Sutra descreve asana como posição firme e confortável.

2)Pranayama: é um palavra sânscrita que significa respiratório. Ele é o quarto ramo do Raja Yoga exposto no Yoga Sutras de Patañjali. Prana é a fonte de energia. O prana é substrato universal. Pranayama é conhecimento e controle do Prana.

3) Meditação: Trata-se de um método de realização simples e eficiente, dirigido à prática do equilíbrio e da pacificação, no contexto das nossas relações cotidianas.

4) Descontração: Após as práticas corporais faz-se a descontração, que consiste no relaxamento e assimilação das técnicas realizadas.

Fontes: Instituto Caminho do Meio, Pura Yoga

Deixe um comentário ;)

1 comentário

WE LOVE YOGA